2006-09-26

A Língua Soares


A língua portuguesa é, como se diz, muito traiçoeira. Que dizer então da língua do Dr. Mário Soares? Inconveniente? Muito mais do que isso. Ela tem vida própria.

Quem nunca viu a língua do Dr. Mário Soares aparecer na televisão sempre que ele tosse de boca aberta e língua em riste? Mas ele não consegue, não pode evitá-lo... Há um ser malévolo dentro da sua boca: a Língua Soares. Chamo-lhe assim porque concerteza pertencerá ao próprio (penso não ter sido implantada, se bem que era uma explicação...), e consequentemente à família. Se tem personalidade, porque não teria um apelido...?

Língua Soares tem passado relativamente despercebida até hoje. Com pequenas mas impressionantes aparições durante alguns discursos, ela poderia parecer quase inofensiva (quase, porque toda a língua de fora durante um ataque de tosse ofende um pouco), mas se atentarmos na História recente e nos erros políticos do bom do Mário, a coisa muda de figura.

Identifiquei, para estudos posteriores e concerteza mais alargados, alguns dos momentos que julgo essenciais na vida política de Língua Soares:

1 - Processo de Descolonização abrupto (Língua Soares falou sem que Mário o pudesse evitar...);
2 - Debate com Álvaro Cunhal (estive a analisar as imagens e podem confirmar: ela está lá.);
3 - Debate com tartaruga na Visita de Estado à República das Seychelles (grande debate, com dois animais políticos de língua afiada);
4 - Candidatura à Presidência da República / debate com Manuel Alegre;
5 - Entrevista do "eu não queria, não era o momento, mas quase me obrigaram..." (claramente o Dr. Soares a interceder e a tentar desculpar-se das maldades cometidas por Língua Soares.

Desengane-se portanto quem pensa que este modesto maçon não tentou sempre contrariar a sua arqui-inimiga, pois é notória uma guerra acesa entre eles, e pela idade dos dois, perspectiva-se uma segunda Guerra dos Cem Anos. A National Geographic, condescendente com a miséria que a maçonaria sempre viveu, fez capa com uma fotografia de um combate terrível, um dos raros momentos onde Mário Soares domina a malvada Língua Soares. Vejam, e digam-me se não é impressionante.

Sem comentários: