2008-03-19

Histórias de Encantar III



"Olha a bófia, chavalo, bora bazar, primo"
O Puto olha para trás, e em vez de fugir, acende um cigarro, encosta-se calmamente e apoia-se com um pé na parede, outro na calçada, à Puta. O carro abranda a uns 20 metros dele, aproximando-se com uma lentidão intimidatória (a que o Puto já se habituou há muito tempo) parando exactamente em frente a ele.
"Então, Sr. Pedro, como é que está hoje o negócio?"
"Qual negócio? - Estou a fumar um cigarro na minha rua, já não se pode?"
"Chega aqui ao pé do carro" - Diz o agente, com um braço recostado na janela, outro no volante
"Diga"
"NÃO É «DIGA», É «FAÇA FAVOR DE DIZER, SENHOR AGENTE DA AUTORIDADE»"
"Desculpe, Sr. agente"
"Escuta lá, quantas vezes é que já te disse para saíres daqui com essas merdas? Quantas vezes mais é que tenho que te levar à esquadra?"
"Eu já me deixei disso, Sr. agente"
"Deixaste foi de ter a ganza contigo, meu cabrão, pensas que nós não sabemos?"
"Nada disso, deixei essa vida"
"Hoje não me apetece chatear-me, mas garanto-te, vou descobrir onde é que escondes a droga para venderes aqui na rua. E vou-te apanhar, Puto."

Assim que o carro arranca - sempre devagar - aparece o resto da crue, vindos de todos os lados, como suricatas a aparecer da toca, e vão ter com o Puto.
"Então, primo? Que é que a bófia te disse?"
"O do costume. Caga nisso. Olha lá, já foste ter com o Giga à Costa para ir buscar mel?"
"Eh pá, ainda não tive tempo..."
"Não tiveste tempo porquê, caralho? Estiveste a fazer o quê? Desaparece-me da frente antes que te parta a tromba toda, primo."
"Tá-se bem, Puto, vou lá agora, tou só à espera da boleia..."
"Eh pá já te disse para me saíres da frente... Foda-se...!"

O Puto é o gajo que neste caso se pode intitular como o líder do grupo. Não que o líder seja eleito ou que dure muito tempo no cargo, uma vez que quem decide isso está acima, ou seja, é líder quem tem as connections e a confiança do Dilão. Como dizia, o Puto já é o gajo que mais ganha no bules da ganza, e apesar do nome, já conta 17 dos seus 31 anos no ramo. Começou quando era realmente puto.

Entretanto, aproxima-se um gajo, em direcção ao grupo.
"Tá-se bem?"
"Ya, queres alguma cena?"
"Tens aí 20 euros que me orientes?"
"Ya, aguenta aí 5 minutos. Ó Fininho, vai lá buscar 20 euros."

O Fininho acena com a cabeça e segue. Passados 2 minutos dobra a esquina e volta para junto deles. Sem dar cana, passa o embrulho e recebe os 20 euros com a mesma mão.

"Não queres branca, primo? É da boa."
"Não, meu, tá-se bem. Obrigadão, fiquem bem."

O Puto, que já o conhece de outras visitas, diz-lhe:

"Primo, vê lá se orientas clientes para a branca..."
"Eu não vendo, chavalo, é só para mim."
"Não vendes o quê, mentiroso de merda? Pensas que eu não te vejo ali no «Martins Moniz» a vender chito aos turistas?"
"Não, meu, já me deixei disso..."

Nessa noite, o Puto e o resto do pessoal apanharam o gajo a vender no Martim Moniz e partiram-lhe a cara toda. Ainda mais tarde, já de madrugada, a casa da mãe do Fininho foi alvo de uma rusga e foram apreendidos vários quilos de haxixe, algumas doses de cocaína e de heroína, dinheiro e uma arma de calibre .22. Mãe e filho foram detidos preventivamente e acusados de tráfico de estupefacientes. Devem apanhar alguns anos.

É de manhã, por volta das 11h, o Puto levanta-se e vai para o mesmo sítio de sempre. Faz um charuto enquanto o resto do pessoal não aparece. Quando aparecem faz outro. E outro. E outro... Passado umas horas, fala-se no Fininho e no azar que teve. E o Puto chama o Quilas à parte:

"Primo, à tarde chega o Giga com o mel. Fica em tua casa, tá-se bem?"
"Na boa"

Enquanto isto se passava, o Janka acabava o seu grafitti na parede da esquina com a rua principal. Em letras mal feitas, lia-se:

FUCK THE POLICE, ESPECIALMENTE.

6 comentários:

Anónimo disse...

Em tempos muito tempos escrevi algo semelhante numa parede mas quem se fodia era os Dire Straits.

Anónimo disse...

Quanto ao resto...continua que ainda acabas a "digerir" a Casa Pessoa.

tiagugrilu disse...

FUCK DIRE STRAITS, ESPECIALMENTE?

- Pois... se até o Mexia já mexe na Cinemateca, já tudo deve ser permitido...

Bruninha disse...

Até parece que tás no ramo... "Chega com o MEL"? Irra que isto é mm à profissional!

tiagugrilu disse...

é... os chungas em geral tratam a coisa por mel. Exceptuando os ciganos da rua augusta, mais conhecidos por "Quézáxe?"

Dany disse...

lol lol lol
muito á frente...c
urti...
tambem me podias orientar 20euritos... xD